CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Polícia Civil desarticula esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet

Foram cumpridas ordens judiciais para bloqueio e exclusão de acessos aos domínios do site que fazem divulgação de histórias em quadrinhos asiáticas

Published

on

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (15.4), a Operação Slimeread – Traço Final, com o objetivo de desarticular um esquema de disponibilização ilegal e gratuita de conteúdos protegidos por direitos autorais, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), manhuas (histórias em quadrinhos chinesas) e webtoons (quadrinhos digitais coreanos), por meio da internet.

Na operação, foram cumpridas pelos policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) quatro ordens judiciais, sendo um mandado de bloqueio judicial do domínio do site que disponibiliza o conteúdo pirateado digitalmente, um mandado para exclusão de acesso aos domínios do site que exploram pirataria digital em todo o Brasil, bem como dois mandados de busca e apreensão domiciliar – um na cidade de Cuiabá, e outro em Jaciara.

As ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital, têm o objetivo de coletar provas adicionais, identificar e responsabilizar os envolvidos na administração e manutenção do site investigado. Os mandados são cumpridos com apoio da equipe da Delegacia de Polícia de Jaciara e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Leia Também:  Pesca é liberada nos rios de Mato Grosso

A ação faz parte de uma mobilização da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para intensificar o combate aos crimes contra a propriedade intelectual.

As investigações da DRCI tiveram início depois do recebimento de uma denúncia sobre a divulgação ilegal de conteúdos protegidos por direito autoral. Foi apurado que o site investigado, com uma média de cerca de cinco mil acessos mensais, atuava de forma estruturada para obter, indiretamente, lucros ilícitos através de monetização publicitária e doações voluntárias realizadas pela plataforma.

 

A conduta criminosa lesava diretamente os titulares dos conteúdos divulgados ilegalmente não apenas de forma financeira, mas também no que concerne à concorrência leal no setor audiovisual e literário, bem como à geração de empregos e recolhimento de tributos.

 

“Com a operação, a Polícia Civil do Mato Grosso e o Ministério da Justiça e Segurança Pública reforçam seu compromisso no combate à pirataria e à violação de direitos autorais na internet, crimes que prejudicam a economia criativa e desrespeitam o trabalho de artistas e produtores”, disse o delegado titular da DRCI, Guilherme Fachinelli.

Leia Também:  Neilton Hiper e Luciana do Jeito Brasil intensificam campanha com grande adesão popular em Nobres e Bom Jardim  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Primeira-dama vai palestrar para gestores escolares sobre saúde ocular

Published

on

A vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, será uma das palestrantes do 1º Workshop sobre Saúde Ocular para Gestores Escolares, que acontece na próxima terça-feira (22), às 19h, no Centro de Formação da Escola Cuiabana. O evento é voltado para profissionais da educação da rede pública municipal e marca a estreia da Semana da Conscientização sobre as Doenças Oculares, instituída por lei de autoria da própria parlamentar.

A legislação, sancionada pelo prefeito Abilio Brunini, passou a integrar o calendário oficial da educação municipal e visa promover o diagnóstico precoce de problemas visuais em crianças. A iniciativa homenageia a deputada federal Amália Barros (em memória), referência nacional na defesa da saúde ocular.

“Essa semana é uma oportunidade para alertar professores, gestores e toda a comunidade escolar sobre a importância do cuidado com os olhos desde a infância. Muitas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas à visão, e agir preventivamente pode mudar o futuro de uma criança”, destacou Samantha Iris.

Além da primeira-dama, o workshop contará com especialistas renomados. A oftalmologista Ana Luiza Rodrigues Silva vai apresentar dados sobre a acuidade visual de estudantes cuiabanos. O professor e médico Jair Giampani Junior abordará a prevenção de doenças oculares, enquanto Claudia Celina Siqueira, presidente do Instituto Lions da Visão, falará sobre a atuação da entidade em parceria com a UFMT no atendimento à população.

Leia Também:  Sistema de Cadastro Único ficará indisponível entre 28 de novembro e 1º de dezembro, informa Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

A Semana da Conscientização será realizada anualmente em abril, em alinhamento com o “Abril Marrom”, campanha nacional dedicada à prevenção da cegueira. A expectativa é que a iniciativa alcance todas as unidades da rede municipal com ações educativas, triagens visuais e encaminhamentos especializados.

#PraCegoVer

A foto mosta Samantha ao lado do prefeito Abilio e do deputado federal Thiago Boava, viúvo da deputada federal Amália Barros. Eles seguram a nova lei que institui a “Semana da Conscientização sobre as Doenças Oculares” no calendário oficial das escolas municipais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA