CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

ETA Velha volta a funcionar e milhares de moradores terão abastecimento retomado

Published

on

Abastecimento será retomado de forma gradativa. Esses primeiros dias tendem a ter menos pressão até que tudo se estabilize

Uma explosão de felicidade e alívio tomou conta da equipe do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE VG) na noite desta segunda-feira (12). Às 23h40, a bomba de captação da ETA Velha (ETA I) voltou a funcionar, após cinco dias de trabalho ininterrupto. O barulho da bomba retomando sua operação foi recebido com aplausos e comemoração pelos trabalhadores, que se dedicaram incansavelmente, die e noite, para garantir que milhares de moradores voltassem a receber água.

Foram cinco dias de esforço exaustivo, montagem e desmontagem da bomba por três vezes para diagnosticar e resolver o problema. A equipe enfrentou noites sem descanso, batalhando contra dificuldades mecânicas e estruturais para garantir que a água voltasse a chegar às casas dos várzea-grandenses.

O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, esteve presente no local ao longo de toda a operação, e acompanhou de perto a retomada da captação. Após a primeira hora de produção, monitorou pessoalmente a operação, garantindo que tudo estivesse funcionando dentro da normalidade. Após colocar em funcionamento a bomba, a equipe do DAE seguiu durante toda a madrugada monitorando o funcionamento da bomba.

“Foi um trabalho árduo, que exigiu esforço e dedicação máxima da equipe. Sabemos o quanto a população sofreu e estamos aqui para garantir que o abastecimento seja restabelecido o mais rápido possível. Quando ouvimos o som da bomba funcionando, foi um momento de alívio. Mas o trabalho continua, pois sabemos que ainda temos muitos desafios pela frente”, afirmou Sandro.

Leia Também:  Guarda Municipal Alexander Ortiz conquista pódio no Mundial de Jiu-Jitsu, destacando Mato Grosso e Várzea Grande

O DESAFIO DESDE O INÍCIO – A ETA I precisou ser desligada inicialmente para a manutenção da adutora que se rompeu na rua Maracanã, no Centro Norte. Naquele momento, acreditava-se que, ao resolver essa questão, o abastecimento seria retomado sem problemas. No entanto, um efeito dominó de falhas começou a surgir, como consequência de sucateamento, furtos e vandalismo.

Durante os dias seguintes, enquanto a ETA I aguardava a finalização da adutora, outros problemas foram surgindo. A bomba da ETA Cristo Rei, localizada na mesma estrutura, também parou de funcionar, exigindo que as equipes do DAE se dividissem entre as duas emergências. Ao mesmo tempo, o Morro do Urubu, que recebe água da ETA I e abastece o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande, começou a perder nível, forçando o DAE a realocar a produção da ETA II (Júlio Campos).

“Nos últimos dias, a população sofreu com a falta d’água, e o DAE precisou reforçar a distribuição com caminhões-pipa, priorizando hospitais, escolas e regiões mais críticas. Mas, mesmo diante das dificuldades, a equipe não desistiu”, pontuou Sandro.

ABASTECIMENTO SERÁ RETOMADO GRADATIVAMENTE – Com o retorno da ETA Velha, a água será distribuída de forma gradual para evitar danos à rede. Como os canos ficaram secos por dias, a pressão inicial será reduzida, pois o primeiro passo é encher a tubulação antes que a água comece a chegar com força total às casas.

Os primeiros bairros a serem abastecidos pela ETA I serão:

Leia Também:  Várzea Grande, CEF e Ministério da Cidades vão realizar novo sorteio de inscritos

Manhã

– Centro / Nova Várzea Grande

– Costa Verde

– Nova Era

– Nossa Senhora da Guia

Tarde

– Canelas

– Ouro Branco

– Paula II (próximo ao Canelas)

Noite

– Ipase

– Imperador

– Aeroporto

– Planalto Ipiranga

– Ikaray

– Novo Horizonte (próximo à Estrada do Capão)

A normalização completa do abastecimento seguirá conforme o cronograma de intermitência, garantindo que todos os bairros atendidos pela ETA I voltem a receber água nos próximos dias.

COMPROMISSO E TRANSPARÊNCIA – O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, reforçou o compromisso da autarquia em enfrentar os desafios e trabalhar com total transparência.

“Estive aqui acompanhando cada detalhe desse processo, porque sei o impacto que a falta de água tem na vida das pessoas. Estamos trabalhando com todo o empenho para restabelecer o abastecimento da cidade e minimizar os danos causados pelos problemas estruturais que encontramos. Hoje conseguimos vencer mais uma batalha, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, declarou Sandro.

Com o retorno da ETA I, a expectativa é que o Pronto-Socorro e demais bairros atendidos pelo Morro do Urubu voltem a receber água normalmente, aliviando a pressão sobre a ETA II.

O DAE segue atuando com monitoramento contínuo e reforça que qualquer problema no abastecimento deve ser comunicado pelos canais oficiais para que a equipe possa verificar e atender cada situação com prioridade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Escolinhas de futebol atendem crianças e adolescentes em cinco polos de Várzea Grande  

Published

on

‘Aula Inaugural’ do Polo do grande Cristo Re,i do Programa VG + Esporte e Bem-Estar, foi realizada no Ginásio de Esporte da praça Antônio Sotero de Almeida, no Parque do Lago

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) promoveu a ‘Aula Inaugural’ do Polo do grande Cristo Rei do Programa VG + Esporte e Bem-Estar desenvolvido pela Superintendência de Esporte e Lazer da SMECEL. A aula ocorreu no Ginásio de Esporte da praça Antônio Sotero de Almeida, no Parque do Lago.

De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer, Edmilson Castro Nascimento, o Programa VG + Esporte conta com aulas gratuitas nas Escolinhas Esportivas em diversas modalidades vários polos e regiões, inclusive, nas modalidades do Paralímpico, atendendo cerca de 3 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.

O programa conta com cinco polos e a intenção da Superintendência é a criar mais seis polos, que darão oportunidade às crianças e jovens de Várzea Grande de acesso à prática esportiva com orientação de professores especializados. “Temos hoje cerca de 2.300 alunos inscritos no programa para a prática de, além do futebol de campo e do futsal, também do voleibol, basquetebol e handebol e, até o final da atual gestão pretendemos estar atendendo até 10 mil alunos” explicou.

Leia Também:  Várzea Grande, CEF e Ministério da Cidades vão realizar novo sorteio de inscritos

O professor de educação física, Alexander Caldeira, coordenador do programa no polo Grande Cristo Rei lembrou que atividades já vinham sendo desenvolvidas na região e o Programa VG + Esporte e Bem-Estar chegam para consolidar esse trabalho. “Agora vamos ter mais suporte, mais materiais para desenvolver nosso trabalho e com maior efetividade pois haverá distribuição de coletes, uniformes e bolas aos alunos” declarou.

As aulas na Escolinha de Futebol do polo Grande Cristo Rei acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 17:30h e aos sábados a partir das 14h, no Ginásio de Esporte da praça Antônio Sotero de Almeida, no Parque do Lago.

O coordenador, professor Gilson de Lima, disse ainda que o programa está contemplando também o público da ‘Melhor Idade’ com academias ao ar livre e quick massagem, que podem ser atendidos nos polos Vovô Zeid, Figueirinha, São Mateus, Fiotão, Cristo Rei e Parque do Lago.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA