Uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está oportunizando 128 vagas para recenseadores que irão trabalhar exclusivamente no município, na coleta de dados para o Censo 2022.
As vagas são para nível fundamental completo e as inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (15) no Portal do IBGE. A oportunidade de emprego temporário é para o processo seletivo simplificado complementar (PSS).
“O Censo é realizado a cada 10 anos e estava previsto para 2020, mas foi adiado nos últimos 2 anos por causa da pandemia da COVID-19 e de problemas orçamentários. O Supremo Tribunal Federal – STF determinou, contudo, que o governo federal realizasse o Censo em 2022 e para isso precisamos da cooperação das prefeituras para ajudar na divulgação, na disponibilidade de locais para realizarmos os treinamentos e outras ações que são fundamentais para todo o processo”, explica o chefe substituto do IBGE em Mato Grosso, Marcio Cavichiolli completando que o apoio do poder público municipal é fundamental para a realização do Censo, principalmente, no trabalho de conscientização da população local para que receba em sua residência um pesquisador do IBGE.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, lembra que em março deste ano esteve reunido com a equipe do IBGE e defende que é através do censo demográfico que o município vai corrigir distorções na partilha dos recursos federais e estaduais arrecadados pelos Governos Federal e Estadual. “Além de gerar emprego e renda, mesmo que temporariamente aos várzea-grandense, os recenseadores darão mais transparência à realidade de Várzea Grande que é a segunda maior de Mato Grosso e a 97ª mais populosa do Brasil e não recebe os repasses de transferência como deveria justamente por não ter um número consolidado de sua população”, disse.
Kalil Baracat ainda pontuou: “A partilha dos impostos arrecadados pelos Governos Federal e Estadual e que pertencem aos municípios levam em consideração a população como quesito primordial, logo se temos uma divergência entre os residentes em nossa cidade, passamos a receber menos recursos do que o correto, por isso o Censo é tão essencial para Várzea Grande e para as demais cidades brasileiras, pois só se faz justiça social contabilizando todos aqueles residentes e que devem ter acesso a educação, a saúde, ao social, a segurança e as obras que garantem qualidade de vida para todos”, frisou o Chefe do Executivo.
Para o prefeito de Várzea Grande uma das melhores formas para promover o desenvolvimento da cidade é através da geração de emprego e renda, tornando o maior número de pessoas economicamente ativos para que o desenvolvimento seja uma realidade.
“Recentemente estivemos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, em busca de conhecimento, know-how para que ainda neste ano de 2022 possamos colocar em funcionamento o Parque Tecnológico visando propagar a inovação e o empreendedorismo, sendo atrativo para novas indústrias e a capacitação de mão de obra especializada” asseverou Kalil Baracat.