CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

DEFESA SANITÁRIA VEGETAL

Indea alerta para sinais da vassoura-de-bruxa em plantações de mandioca

Praga já tem ocorrência confirmada no Amapá e pode causar perdas de até 100% da produção, por causa da rápida disseminação

Published

on

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) solicita aos produtores de mandioca que fiquem atentos aos sinais da praga quarentenária Rhizoctonia theobromae (sin. Ceratobasidium theobromae), conhecida como vassoura-de-bruxa da mandioca. Essa praga já tem ocorrência confirmada no Estado do Amapá e pode causar perdas de até 100% da produção por causa da rápida disseminação.

Como medida preventiva, o Indea capacitou, em novembro do ano passado, fiscais e agentes fiscais para identificar a praga durante ações de campo e fiscalizações volantes. E o órgão, responsável por impedir que pragas de outros Estados e países entrem no Estado e afetem a produção estadual, solicita que os produtores da raiz leguminosa se cadastrem no Indea e notifiquem o órgão imediatamente caso sejam percebidas características da doença.

O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, explica que as plantas atingidas pela vassoura-de-bruxa apresentam ramos secos e deformados, nanismo e proliferação de brotos fracos e finos nos caules. Além disso, apresenta também superbrotamento e formação de estruturas semelhantes a uma vassoura nos caules. Outras características são o escurecimento dos vasos (necrose vascular) e o enfraquecimento da planta, levando a morte do vegetal.

Leia Também:  COREME-ECSP abre Processo Seletivo para vagas de residência médica em ortopedia e traumatologia

 

“Pedimos que o produtor de mandioca, caso se depare com as características da praga, nos comunique imediatamente, para que possamos agir e impedir que haja o alastramento”, explica o coordenador do Indea.

Fiscalização intensificada

 

A Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal informa que a fiscalização do trânsito de plantas e partes de mandioca foi intensificada, especialmente nas regiões que fazem divisa com o norte do Estado. O objetivo é evitar a entrada de material contaminado em território mato-grossense.

 

“O fungo causador da vassoura-de-bruxa tem um elevado potencial destrutivo. Por isso, pedimos que os produtores comuniquem qualquer caso suspeito com urgência, para que as medidas de contenção sejam tomadas imediatamente”, alerta Edson Ramos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Festa da Melhor Idade reúne alegria, integração e valorização em evento promovido pela Secretaria de Assistência Social

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Elies parabenizou a gestão pelo empenho e pela seriedade

Published

on

Na última sexta-feira, 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma grande festa em homenagem à Melhor Idade, reunindo dezenas de participantes dos Programas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento, marcado por muita animação, integração e carinho, celebrou o trabalho contínuo da gestão municipal em promover qualidade de vida, inclusão e bem-estar aos idosos atendidos pelas políticas públicas do município.

 

Ao longo da tarde, os participantes puderam vivenciar momentos de descontração com apresentações de danças, música e diversas atividades recreativas que estimularam o movimento, o sorriso e a troca de experiências entre os presentes. A equipe da secretaria preparou uma programação especial, que incluiu ainda sorteios de brindes oferecidos aos usuários, fortalecendo o clima festivo e de acolhimento.

 

O ponto alto do evento foi, sem dúvida, o aguardado desfile para a escolha da Princesa e da Rainha da Melhor Idade. Com elegância, brilho e muita alegria, as participantes demonstraram que a vitalidade e o espírito jovem permanecem vivos em todas as etapas da vida. O momento emocionou familiares, servidores e autoridades presentes, reforçando a importância do reconhecimento e da valorização desses cidadãos que tanto contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

Leia Também:  Bombeiros atendeu mais de 63,6 mil ocorrências em MT

 

A secretária de Assistência Social, Mari Hoepers, destacou a relevância de iniciativas como essa para o fortalecimento dos vínculos sociais e pessoais:

“Momentos como este são extremamente importantes para a convivência e a integração de pessoas que dedicaram suas vidas à construção da nossa geração. Nosso compromisso é promover dignidade, acolhimento e alegria. Para 2026, já estamos organizando um calendário ainda mais completo, com novos eventos voltados especialmente para a Melhor Idade”, afirmou.

 

A Primeira-dama e secretária de Administração, Leidy Santana, também marcou presença e reforçou sua satisfação em participar da celebração. Ela enfatizou que proporcionar momentos de felicidade e cuidado para a população idosa é uma prioridade da gestão.

“É gratificante ver o sorriso no rosto de cada participante. Essas ações demonstram respeito, valorização e carinho com aqueles que tanto fizeram pelo nosso município”, destacou.

 

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Elies parabenizou a gestão pelo empenho e pela seriedade com que tem desenvolvido os trabalhos sociais no município. Segundo ele, eventos dessa natureza reafirmam o compromisso da Administração com políticas voltadas ao bem-estar da população e fortalecem a integração entre poder público e comunidade.

Leia Também:  Nobres volta ter atendimento especializado

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA