CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Lei Seca prende cinco motoristas por embriaguez ao volante

Published

on

Cinco pessoas foram presas por embriaguez ao volante durante a Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (24.07), na Avenida Murilo Domingo de Campos, em Várzea Grande. A ação também fiscalizou 100 veículos e aplicou 59 autuações.

Entre as autuações, 32 foram por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 11 por conduzir veículo sob efeito de álcool, cinco por recusa à realização do teste de alcoolemia, cinco por conduzir veículo sem possuir CNH e seis por outros motivos diversos.

A ação também realizou 105 testes de alcoolemia, recolheu 43 veículos, sendo 39 carros e quatro motocicletas e recolheu 15 CNHs. Quatro pessoas ainda tiveram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado por dirigirem sem possuir CNH.

A operação é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp) e nesta edição contou com as forças integradas do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil; Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Leia Também:  Prefeitura adota medidas judiciais para garantir que Estado devolva equipamentos recolhidos

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PMMT oficializa ingresso de 509 militares com formatura do 32º Curso de Formação de Soldados

Published

on

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quinta-feira (18.04), a solenidade de formatura dos 509 alunos que passaram pelo 32º Curso de Formação de Soldados (CFSD) da instituição. A cerimônia, que reuniu mais de oito mil pessoas no Parque de Exposições de Cuiabá, marcou o ingresso dos novos soldados aprovados no concurso da Segurança Pública de 2022 para reforço do efetivo e policiamento em todo o Estado.

Durante o seu discurso, o governador Mauro Mendes parabenizou a formação e promoção dos novos policiais militares, comemorando a nova realidade da Segurança Pública nunca vista antes na história de Mato Grosso, construída a partir de muito trabalho, seriedade, eficiência e gestão correta do dinheiro público. 

“Nesses últimos cinco anos caminhamos juntos para construir um dos mais belos e prósperos Estados da nação brasileira. Tenho muito orgulho da trajetória dos últimos anos, dos inúmeros investimentos na Segurança Pública. Agora os 509 novos soldados farão parte dessa história de servir, honrar e proteger o cidadão mato-grossense desde o campo até a cidade. Meus parabéns também aos promovidos, que com seu esforço e profissionalismo chegam a mais um patamar da nossa gloriosa Polícia Militar”, destacou o governador.
 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também enalteceu o ingresso dos novos soldados, durante a solenidade, e afirmou que esse é mais um passo do investimento do Governo do Estado na valorização da instituição.

“Com muita alegria gostaria de parabenizar a todos os novos 509 soldados na companhia de todos os seus amigos e familiares. Hoje damos um novo passo à valorização da vida, ordem e segurança pública. Aqui estão homens e mulheres íntegros em defender a sociedade. Obrigado governador Mauro Mendes pela confiança e conte sempre com a Polícia Militar”, reforçou. 
 

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, destacou que o ingresso dos novos policiais é um fortalecimento do compromisso do Governo do Estado com a Polícia Militar e toda a segurança de Mato Grosso.

“Isso mostra o compromisso do governo Mauro Mendes com a população de Mato Grosso. Hoje o Estado ganha 509 novos profissionais que vão estar em todo o Estado defendendo o cidadão. Não somente a inclusão de novos policiais, mas também com equipamentos, viaturas, armamentos, a construção e reformas de novas unidades da Polícia Militar e de todas as formas de Segurança de Mato Grosso. Hoje é dia de festa na Polícia Militar, isso fortalece a instituição e o Governo”, pontuou o secretário.

Leia Também:  Bandido envolvido em roubo de moto morre em confronto com policiais militares

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, enfatizou que sempre valorizou a importância de pautas de interesse da Polícia Militar e que é um grande aliado da Segurança Pública. “Parabéns governador Mauro Mendes pela gestão eficiente em Mato Grosso e parabéns também ao coronel Mendes pelo excelente trabalho à frente da gloriosa Polícia Militar que traz segurança desde a vida no campo até as grandes cidades. Conte com a Assembleia Legislativa para defender o interesse das acerca da Polícia Militar”, enfatizou.

O 32º Curso de Formação de Soldados iniciou em julho do ano passado e teve duração de nove meses. Durante o período, os alunos foram capacitados em conhecimentos técnicos e práticos necessários para exercerem a carreira militar e realizaram estágios supervisionados com policiamento na Região Metropolitana do Estado. Agora, os novos soldados se deslocam para o interior de Mato Grosso, onde exercerão suas atividades.
Soldado Calebe comemora com a família a formatura do curso / Crédito: Josi Dias

Para o aluno formado e novo soldado, Calebe Miguel de Melo, a formatura do curso é uma “sensação de dever cumprido”. O policial se prepara para reforçar o efetivo no distrito de Conselvan, em Aripuanã, e conta que o apoio da família foi fundamental para concluir essa etapa.

“Foram meses difíceis, onde saímos do conforto para vivermos a realidade do policial militar para depois prestar um bom serviço para a sociedade, assim como todos os 509 alunos. Daqui pra frente espero trabalhar bastante, contribuir com a sociedade, servir e proteger o cidadão de bem. É uma satisfação muito grande e ter a família junto foi muito importante e sem eles seria impossível concluir o curso”, definiu.

A soldado Thayná Brandão ressalta que a formatura do curso e ingresso na Polícia Militar é a realização de um sonho. A policial irá atuar no município de São Pedro da Cipa e está pronta para enfrentar o novo desafio em sua vida.

Leia Também:  Mulher é morta a marretadas no quintal de casa em VG

“É um sonho realizado, pois a minha vida inteira eu quis isso e hoje estou aqui. Estou muito feliz em representar as mulheres e me sinto preparada. Aprendemos bastante coisas e estamos prontos para trabalhar e defender a população. Estou ansiosa para começar logo esse novo desafio”, finalizou.
 

Promoção de militares

A solenidade, da noite desta quinta-feira (18), também marcou o fim do Curso de Adaptação de Oficiais Médicos (CAOS) dos cinco médicos aprovados no concurso da Segurança Pública. Na cerimônia, os oficiais deixam os postos de cadetes e assumem como segundo-tenentes da PMMT.
Novos oficiais médicos da Polícia Militar / Crédito: Soldado Elias/CCSMI-PMMT

Além disso, mais 295 policiais militares foram promovidos a novos postos dentro da corporação. Entre os cargos de oficiais, 30 policiais foram promovidos ao posto de capitão e oito militares foram graduados na função de tenentes-coroneis. 

Entre os praças da corporação, 43 militares se tornaram subtenentes, enquanto 134 policiais assumiram o posto de primeiro-sargento, 77 passaram à função de segundo-sargento e quatro como terceiro-sargento, além disso, dois militares foram promovidos a cabo.

O comandante-geral da PMMT também parabenizou os novos promovidos. “São policiais que têm grande importância na instituição e que hoje conquistaram suas vitórias com um novo posto na hierarquia da instituição, superando os desafios e as missões que lhes foram propostos. Parabéns a todos e que continuem exercendo esse excelente trabalho para a sociedade”, enfatizou o coronel Mendes.

Também estiveram presentes na solenidade os Senadores da República, Jayme Campos e Wellington Fagundes; os deputados federais, coronel Jonildo de Assis e Abílio Brunini; o deputado estadual Elizeu Nascimento, o secretário-chefe de Gabinete de Governo, tenente-coronel PM Jordan Espíndola; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel; a desembargadora Maria Aparecido Ribeiro; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, entre demais autoridades.
 

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA