CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA MT

Wilson Santos apresenta diagnóstico sobre o rio Cuiabá após expedição de 900 km

Published

on

A comitiva da expedição teve o envolvimento de cerca de 25 profissionais que realizaram a fiscalização ao longo da bacia hidrográfica

A comitiva da expedição teve o envolvimento de cerca de 25 profissionais que realizaram a fiscalização ao longo da bacia hidrográfica

Foto: Samantha dos Anjos

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) convida os profissionais da imprensa para a coletiva de apresentação do Diagnóstico Ambiental e Social da 3ª Expedição Fluvial pelo Rio Cuiabá, liderada pelo deputado Wilson Santos (PSD), realizada entre os dias 9 e 13 de março, com percurso de cerca de 900 km – do Rio Manso ao Pantanal.

Ao longo da bacia hidrográfica do rio, a comitiva – que teve o envolvimento de cerca de 25 profissionais – identificou pontos críticos, como: poluição do rio, descarte irregular de lixo nas margens, lançamento de esgoto sem tratamento, falta de saneamento básico, impactos da Lei da Pesca e da implantação da barragem da Usina Hidrelétrica de Manso e as dificuldades enfrentadas pelos pescadores profissionais da região. Também será apresentado o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá, estudo em elaboração e finalização por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia Também:  Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

A coletiva terá a presença de representantes da Marinha do Brasil, do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da Associação de Segmento de Pesca de Mato Grosso (ASP) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá – sendo que todas as instituições integraram a expedição.

Durante o encontro com a imprensa, será realizada uma apresentação com os principais registros da expedição, incluindo fotografias e vídeos feitos ao longo do percurso, que também ficarão disponíveis para utilização pelos veículos de comunicação interessados.

Data: 17 de março de 2026 (Terça-Feira)

Horário: 14h30

Local: Auditório Milton Figueiredo – Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Confirmação de presença e Informações: Samantha dos Anjos – 065 99639 9715 (Assessoria de Imprensa)

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA MT

AL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, entre os dias 22 e 26 de junho, uma programação diversificada com simpósio sobre autismo, audiências públicas, reuniões de comissões, sessões ordinárias, oitivas da CPI da Saúde e sessões especiais de homenagens a profissionais, entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. A agenda está sujeita a alterações ao longo da semana.

Segunda-feira (22)

Às 8 horas, acontece o VI Simpósio sobre Autismo com o tema: “Integração entre Educação, Saúde e Inovação”, na construção de uma rede de cuidados do TEA. O evento requerido pelo deputado Wilson Santos (PSD) será no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) faz a entrega de entrega de honrarias durante sessão especial. As homenagens estão marcadas para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Terça-feira (23)

Às 14h30, tem reunião da Comissão de Constituição e Justiça e Redação para a deliberações da constitucionalidade das matérias em tramitação na CCJR.

Às 19 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (Pode), presta homenagens aos apoiadores da causa animal. A sessão especial está prevista para o Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Altir Peruzzo (PT) presta homenagens a diversas pessoas que contribuíram para o fortalecimento e crescimento de Mato Grosso. O evento está marcado para o auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Presidente do PL de Nobres faz esclarecimento sobre foto tirada com ex.Deputado

Quarta-feira (24)

Às 10 horas e 13 horas tem sessões ordinárias, presencial e virtual, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 15 horas, tem mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar contratações emergenciais e pagamentos indenizatórios realizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entre 2019 e 2023. Nesse dia, as oitivas serão com os empresários ligados aos contratos sob investigação.

Quinta-feira (25)

Às 9 horas, o deputado Lúdio Cabral (PT) realiza audiência pública para debater as proteções previstas no Código Ambiental. O foco é discutir o enfraquecimento da proteção ambiental prevista no Código Florestal. O debate será na sala das Comissões 226.

Às 9 horas, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Campos (União) faz homenagens a advogados durante sessão especial. Durante o evento serão entregues Moções de Aplausos aos Associados do Instituto Mato-grossense de Advocacia Network. As homenagens serão no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Às 10 horas, a secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), Mauren Lazzaretti. Ela foi convocada pelo deputado Valdir Barranco (PT) debater o cumprimento da Lei complementar nº 830/2025 e da Lei 13.349/2026. A reunião será na sala das Comissões Deputada Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Diego afirma que aprovação do TCU para duplicar a BR-163 é conquista do mandato para MT

Às 14 horas, a Comissão de Fiscalização, de Acompanhante da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação do RAG do 2º Exercício do Plano Plurianual 2024//2027. As explicações serão feitas pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Mato Grosso (Seplag). A apresentação será na sala das Comissões.

Sexta-feira (26)

Às 9h30, o deputado Paulo Araújo (Republicanos) para a entrega de Moções de Aplausos em homenagens aos colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. O evento será no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Às 19 horas, o deputado Valmir Moretto (Republicanos) realiza sessão especial para a entrega de títulos e outras honrarias a diversas pessoas de Mato Grosso, que contribuíram com o desenvolvimento de Mato Grosso. As homenagens serão feitas no Plenário de Deliberações Renê Barbour.

Na Câmara Municipal de Sinop, às 19 horas, o deputado Elizeu Nascimento (NOVO) realiza sessão especial para homenagear autoridades civis e eclesiásticas, servidores do Judiciário e empresários do Estado de Mato Grosso.

A Assembleia informa que a programação está sujeita a alterações ao longo da semana.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA